São as suas escolhas diárias que definem a sua saúde, sim, por mais que pareça clichê dizer isso, você é um reflexo das suas escolhas. Saúde, de acordo com o dicionário, significa: "Estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida. Estado habitual de equilíbrio mental, físico e psicológico.". E é neste ponto que eu quero chegar quando o assunto em questão é estilo de vida.
A sua qualidade de vida está diretamente ligada às suas escolhas alimentares, a de que forma você nutre sua mente e também à sua prática de exercício físico, ou a falta dele. Isso claro, num cenário possível e passível de poder optar por isso. Mas, afinal de contas, no que vai repercutir escolher um estilo de vida saudável?
Primeiro devemos entender que quanto mais cedo esses hábitos saudáveis forem inseridos na sua rotina, melhor. Adotar esses hábitos proporciona ao corpo bem estar físico e mental, além de prevenir o aparecimento de doenças correlacionadas.
Opte por um estilo de vida saudável, seu corpo é seu templo, faça um investimento pessoal em longevidade, vitalidade e disposição (pessoal e profissional).
Você sabe diferenciar essas nomenclaturas?
Encontramos todas essas opções facilmente no mercado e não necessariamente elas serão opções melhores.
Alimentos Diet:
São isentos em açúcar ou gordura, por exemplo. Indicados para portadores de alguma patologia como a diabetes. No entanto, alguns desses produtos acabam tendo valor calórico maior que os tradicionais, pela necessidade muitas vezes de preservar a consistência e tornar o alimento mais palatável.
Light:
Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos light devem ter no máximo 40Kcal a cada 100g de produtos sólidos e 20kcal a cada 100ml, no caso das bebidas. Para considerar um alimento light, a redução deve ser de no mínimo 25% do teor de algum nutriente ou valor calórico em relação ao produto convencional.
O fato do alimento ser light não quer necessariamente dizer que é próprio para o emagrecimento e, muitas vezes, essa redução não é muito significativa.
Zero:
Ele indica isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.
Fit:
Esse nome "FIT" nada mais é do que uma nomenclatura estabelecida pela indústria alimentícia, no entanto, nem é reconhecida pelo Ministério da Saúde. É muito mais uma jogada de marketing para atrair consumidores nessa leva de interesse em manter uma vida "fitness". É necessário efetivamente ler os rótulos dos alimentos para entender a sua composição.
Vemos constantemente pessoas "se acabando" nos alimentos chamados de FIT, na ideia de que porque tem esse nome na embalagem pode comer como se não houvesse amanhã, e não funciona bem assim.
Antes de começar a trocar todos os produtos da sua casa por algum desses, busque um profissional para lhe guiar na escolha!
É com essa frase clichê que eu venho te dizer os benefícios da ingestão adequada de água. De modo bem geral e não individualizado, recomenda-se a ingestão de 2 litros de água por dia. No entanto, não funciona bem assim, isso varia de acordo com cada indivíduo, depende inclusive do estilo de vida que ele leva e até do clima de onde ele mora.
Vemos bastante que as pessoas tem o hábito de beber água somente quando sente a SEDE, no entanto, quando chegamos a esse ponto, já estamos recebendo um sinal de alerta do nosso corpo. Portanto, não espere a sede chegar, fracione sua ingestão de água ao longo do dia.
Além do óbvio que é nos manter hidratados, a ingestão de água adequada está envolvida com outros fatores:
1. Saciedade
2. Melhora da retenção de líquidos (SIM! Esse é o nosso melhor diurético!)
3. Favorece a absorção e transporte de nutrientes pelo corpo.
4. Melhora da pele, devido a hidratação de dentro para fora.
5. Regula temperatura corporal.
6. Possui relação com a performance em exercícios físicos, um corpo desidratado tende a não possuir o mesmo rendimento na atividade.
Em contrapartida, a desidratação pode nos trazer consequências que influenciam desde a nossa pele, quanto a sentir dores de cabeça, cansaço e interfere inclusive na consistência das fezes.
Como DICA (!!!), eu te diria para andar sempre com uma garrafinha de água e ir contabilizando o quanto você está ingerindo ao longo do dia. Se ainda assim não lembrar, tente fazer o uso de aplicativos que enviam lembretes para beber água. Se não gosta de beber água, tente saborizar (com limão, hortelã, por exemplo), para ir se acostumando aos poucos.
Não negligencie a ingestão adequada de água e não espere sentir sede. E lembre-se: essa ingestão é de ÁGUA, propriamente dita, as demais bebidas são algo a parte.